Cuidado com Plantas
Cuidado com plantas, pois algumas são tóxicas.
Especial atenção ao local destinado ao lixo. Ofereça ao cão ossos industrializados ( feitos com couro de boi ) que não são perigosos como os ossos de verdade e suprem a necessidade de roer dos bichinhos, evitando assim que eles ataquem outros objetos ou móveis e isso também ajuda na higiene bucal.
Não importa qual o tipo de pelagem seu cão tenha, pêlos morrerão e cairão e novos nascerão.
Cães trocam de pêlo durante todo o ano com dois picos na primavera e outono, e cães que moram dentro de casa trocam mais freqüentemente. Escovação constante e banho ajudam a remover pêlos mortos.
Todas as raças caninas podem ser banhadas desde que sejam secas logo após o banho.
Sempre que possível você deve limpar os olhos do seu cão com uma solução apropriada quando isso for previamente recomendado pelo veterinário.
Em recém nascidos as orelhas devem começar a ficar eretas por volta de 5 meses. Durante este período é muito comum ver um filhote com uma orelha dobrada e outra ereta. O canal da orelha deve sempre ser mantido limpo e seco, especialmente em cães com orelhas moles para prevenir otite.
Cuidar dos dentes é essencial, não espere o hálito ficar ruim ou crescimento de um depósito de tártaro para agir. Os dentes devem ser escovados regularmente.
Se um outro animal de estimação vem para casa, a responsabilidade do dono é fazer com que eles vivam em paz. O primeiro a chegar deve ser levado a sentir-se dominante, dando-se a ele atenção em primeiro lugar.
Lembre-se que cães são sociáveis; gostam de pessoas e de fazer exercícios, leve os a caminhadas, passeios, caso contrário ficam estressados. Não os deixe muito confinados, porém nos primeiros 5 meses de vida não é aconselhável passear com o filhote nas ruas ou em locais onde cães não vacinados possam ter estado. Seu cão só estará totalmente imune à doenças após a primeira dose de vacina anti raiva.